Posted on / by South Rock / in 2023 / 46 comments

Impacto Positivo da Starbucks em Salvador, Bahia

Com a chegada da Starbucks à Bahia, cerca de 60 novos empregos serão gerados para a comunidade.

Para apoiar ainda mais e oferecer oportunidades aos membros da comunidade que a Starbucks atende, a marca firmou uma parceria com a Associação Pracatum Ação Social e o Senac Bahia, para oferecer cursos de barista e garçom. Inicialmente, a parceria formará 20 jovens e adultos da comunidade do Candeal que buscam inserção no mercado de trabalho. Após a formação, eles serão encaminhados às vagas disponíveis nas lojas da Starbucks na cidade. Caso a pessoa não seja contratada imediatamente, seu cadastro ficará disponível no banco de oportunidades da Starbucks Brasil e do Senac Bahia.

 

Criada em 1994, pelo artista Carlinhos Brown, a Associação Pracatum Ação Social, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal, em Salvador, Bahia. Surgiu da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e da inquietação de Carlinhos Brown, que identificando o potencial dos moradores, propõe, através da música, resgatar a herança cultural do Candeal e aproveitar elementos da realidade local para promover a transformação socioeconômica. Desde então, a Pracatum vem desenvolvendo ações, sempre buscando aproximar e fortalecer a comunidade através de projetos voltados para o crescimento do bairro e profissionalização de seus moradores. As atividades realizadas pela Pracatum estão divididas em dois programas principais: Tá Rebocado – Programa de Desenvolvimento Comunitário e Pracatum – Programa de música, educação e cultura.

 

Para oferecer ainda mais apoio aos partners (como são chamados os colaboradores), a Starbucks Brasil levará para a Bahia o projeto “Eu Sou”, que oferece apoio legal e psicológico a partners trans e travestis para retificarem seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o seu início, em 2020, o projeto já transformou a vida de mais de 100 pessoas no Brasil, apoiando colaboradores das lojas, escritórios corporativos e outros negócios operados pela SouthRock no Brasil, além de membros de ONGs parceiras. A edição de 2023 registrou recorde de partners inscritos, dos estados brasileiros em que a Starbucks está presente atualmente.

 

Com a abertura das novas lojas, a Starbucks Brasil também levará diversas iniciativas de marca para apoiar e retribuir às comunidades locais. As iniciativas incluem:
• Caramel Day: dia do mês de dezembro em que o lucro líquido da venda de todas as bebidas de Caramelo é doado à Fundação Gol de Letra para apoiar programas de educação de jovens.
• Mês do Orgulho – Pride: comemorado durante todo o mês de junho, um mês especial em que a Starbucks Brasil apoia a comunidade LGBTQIAP+ doando o lucro líquido das vendas do Pride Frappuccino® para organizações locais sem fins lucrativos dedicadas à inclusão e diversidade. Neste ano, a marca também beneficiará uma ONG da Bahia com a ação.
• Global Month of Good: iniciativa global da marca que busca incentivar o voluntariado nos locais onde as lojas estão inseridas, envolvendo organizações sem fins lucrativos

 

A relação com a Bahia vai além do amor compartilhado por um bom café. No início de 2022, a Starbucks Foundation e a SouthRock fizeram doações conjuntas para apoiar os esforços imediatos de socorro e recuperação no local após as chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra no estado da Bahia. O financiamento designado para apoiar comunidades em toda a Bahia foi distribuído para a World Central Kitchen e a Gerando Falcões, em parceria com a Brazil Foundation, para fornecer comida, água, abrigo de emergência e outras ajudas imediatas.

 

Além disso, conforme anunciado em 2022, a Starbucks Foundation realizou uma doação à organização sem fins lucrativos Water.org para apoiar 20.000 pessoas nas comunidades cafeeiras da Bahia e Minas Gerais com acesso a soluções domésticas melhoradas de água e/ou saneamento. Além disso, a Water.org desenvolverá e distribuirá materiais de conscientização sobre água e saneamento para 10.000 pessoas com foco especial em mulheres e meninas.

Siga a Starbucks Brasil no LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube.

46 thoughts

Deixe um comentário