{"id":15779,"date":"2022-05-04T22:41:14","date_gmt":"2022-05-04T22:41:14","guid":{"rendered":"https:\/\/southrock.com.br\/?p=15779"},"modified":"2022-05-04T22:41:14","modified_gmt":"2022-05-04T22:41:14","slug":"identidade-e-comunidade-trans-a-historia-do-gp-de-glass-brasileiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/southrock.com.br\/identidade-e-comunidade-trans-a-historia-do-gp-de-glass-brasileiro\/","title":{"rendered":"Identidade e comunidade trans: a hist\u00f3ria do GP de Glass brasileiro"},"content":{"rendered":"

Um nome em um copo de caf\u00e9. O sistema de atendimento do Starbucks, conhecido em todo o mundo, representa algo corriqueiro e natural para boa parte das pessoas: responder seu nome, quando questionados. Para a popula\u00e7\u00e3o trans, no entanto, apresentar um nome que n\u00e3o condiz com a sua identidade \u00e9 algo que se soma \u00e0s muitas outras barreiras que esse grupo j\u00e1 enfrenta no cotidiano.<\/p>\n

A jun\u00e7\u00e3o entre a caracter\u00edstica do atendimento da rede ao apoio a um dos grupos que comp\u00f5em a comunidade LGBTQIA+ \u2013 que a marca j\u00e1 realiza h\u00e1 anos \u2013 trouxe a VMLY&R um insight: tornar a loja da rede um local para que as pessoas trans pudessem realizar a mudan\u00e7a de seus nomes de forma r\u00e1pida e sem burocracia. Dessa proposta nasceu \u201cEu Sou\u201d, case que, nesta sexta-feira, 25, entra para a hist\u00f3ria do Cannes Lions como o primeiro Grand Prix da hist\u00f3ria do Brasil na categoria Glass.<\/p>\n

\u201cSabemos do rigor do j\u00fari de Glass e j\u00e1 comemoramos muito quando o case entrou no shortlist. Pens\u00e1vamos que, se ganh\u00e1ssemos um Bronze j\u00e1 seria algo incr\u00edvel. Receber um Grand Prix, ent\u00e3o, \u00e9 uma sensa\u00e7\u00e3o maravilhosa. Esse \u00e9 um trabalho que mostra, de verdade, o poder de transforma\u00e7\u00e3o que as marcas podem ter na vida das pessoas\u201d, acredita Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R.<\/p>\n

Os jurados de Glass neste ano mantiveram o rigor na sele\u00e7\u00e3o das pe\u00e7as premiadas e concederam apenas sete pr\u00eamios no total, incluindo o Grand Prix. A categoria entregou 2 Le\u00f5es de Ouro, 1 de Prata e 3 de Bronze para cases dos Estados Unidos, Reino Unido, \u00c1frica do Sul e Singapura.<\/p>\n

O projeto brasileiro foi realizado em 29 de janeiro de 2020, data em que se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A ag\u00eancia e a marca levaram a estrutura de um cart\u00f3rio para uma das lojas do Starbucks, na regi\u00e3o central de S\u00e3o Paulo, e convidaram as pessoas trans, que ainda n\u00e3o haviam conseguido trocar seus nomes, seja por quest\u00f5es financeiras ou pelas dificuldades do processo, a fazer a mudan\u00e7a dentro da loja. Pitanguy relata que, para a cria\u00e7\u00e3o de um trabalho como esse, a participa\u00e7\u00e3o ativa da comunidade LGBTQIA+ \u00e9 fundamental. \u201cContamos com suporte das ongs Casa 1 e Florescer e com o apoio de pessoas da comunidade trans o tempo todo. N\u00e3o se constr\u00f3i uma hist\u00f3ria dessas sem uma escuta. Nunca tive o problema de dizer meu nome a algu\u00e9m, ent\u00e3o, n\u00e3o sei a sensa\u00e7\u00e3o ruim que isso traz. Preciso que as pessoas que enfrentam isso todos os dias dividam com a gente suas viv\u00eancias para que, juntos, possamos construir algo que possa causar impacto positivo em suas vidas\u201d, relata.
\nPassada a a\u00e7\u00e3o inicial, o projeto \u201cEu Sou\u201d foi inserido permanentemente na agenda do Starbucks. As pessoas trans que desejam fazer a mudan\u00e7a do nome podem procurar diretamente as entidades Casa 1 e Florescer, que servem de base para o atendimento de cart\u00f3rio mantido pela Starbucks.<\/p>\n

Para o criativo, al\u00e9m de marcar a hist\u00f3ria do Brasil na categoria criada para celebrar a equidade de g\u00eanero, esse GP representa uma mudan\u00e7a na percep\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 urg\u00eancia de promover a\u00e7\u00f5es que causam impacto. \u201cAo entrar em contato com as pessoas trans notamos o quanto essa comunidade foi privada de todos os seus direitos e sofrem tantas viol\u00eancias no dia a dia, inclusive at\u00e9 em rela\u00e7\u00e3o ao pr\u00f3prio nome. \u00c9 urgente olhar para a letra \u2018T\u2019 da sigla LGBT com mais aten\u00e7\u00e3o\u201d, alerta Pitanguy, confessando que a emo\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao case veio bem antes do Grand Prix. Em Glass, os finalistas tem que fazer uma apresenta\u00e7\u00e3o direta ao j\u00fari, defendendo o case. Para essa tarefa, Pitanguy contou com apoio de uma das participantes do projeto, que teve seu nome finalmente alterado por conta da a\u00e7\u00e3o. \u201cEla disse que essa altera\u00e7\u00e3o n\u00e3o mudou apenas a sua vida, mas que, at\u00e9 quando ela morrer, \u00e9 aquele nome novo que iria permanecer, registrando sua identidade\u201d, emociona-se o criativo.<\/p>\n

Publicado por: https:\/\/cannes.meioemensagem.com.br\/noticias2021\/2021\/06\/25\/identidade-e-comunidade-trans-a-historia-do-gp-de-glass-brasileiro\/<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Um nome em um copo de caf\u00e9. O sistema de atendimento do Starbucks, conhecido em todo o mundo, representa algo…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":15780,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_coblocks_attr":"","_coblocks_dimensions":"","_coblocks_responsive_height":"","_coblocks_accordion_ie_support":""},"categories":[60],"tags":[],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15779"}],"collection":[{"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15779"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15779\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/15780"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15779"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15779"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/southrock.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15779"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}